O teste de glicemia capilar é um dos exames que detecta de forma precoce o diabetes tipo 1, mais comum no público infantil.
No dia 12 de julho, foi sancionada e publicada no diário oficial a Lei 5.618/2021 que disponibiliza a realização gratuita do teste de glicemia capilar em crianças de 0 a 6 anos de idade pelos órgãos de atendimento de saúde do município de Teresina, caso seja prescrito pelo médico. A proposta que virou lei é de autoria do vereador do PDT, Evandro Hidd.
A nova lei tem o foco preventivo e educativo. Oportunizar as famílias, principalmente as mais carentes, o acesso a esse teste no sistema público de saúde municipal.
O diagnóstico precoce pode evitar a ocorrência de complicações de saúde por uma doença que tem tratamento. O paciente terá o direito de fazer o exame para verificar o nível de açúcar no sangue, com a devida prescrição médica!
Segundo o parlamentar, devido o aumento significativo da diabetes em crianças, faz-se necessário adotar medidas que busquem prevenir e tratá-las. A lei vai ampliar o acesso da população a um exame simples, mas que pode detectar uma doença grave e direcionar melhor o atendimento a essas crianças, que caso venham a ter. “Os sintomas podem confundir, quanto mais tardio, mais arriscado. Se for detectada inicialmente é controlável. Esse é um teste simples, rápido, barato e que dá uma amostra da situação para que o médico possa diagnosticar se a criança tem diabetes, evitando diagnóstico equivocado. Não tenho dúvidas, que esse procedimento contribuirá e muito para uma identificação precoce da diabetes e salvará muitas vidas” explica Evandro Hidd.
O teste de glicemia capilar (um furinho na ponta do dedo) é importante para o controle dos níveis de glicose e é a forma mais rápida, simples e de menor custo para verificação da glicemia no sangue e diagnóstico da doença.
O texto sancionado determina ainda que a Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde, promova campanha na cidade com esclarecimento público a respeito da importância e da necessidade de realizar o teste de glicemia capilar nas crianças, como forma de diagnosticar o diabetes e de evitar ocorrência de óbitos por ausência de atendimento adequado ao paciente.
Com informações da ASCOM